Como a cabeça do bebê fica “achatada”?
Uma assimetria craniana posicional, pode ter diversas causas. Isso acontece porque o crânio do bebê é muito maleável nos primeiros meses de vida. Ou seja, antes de nascer o bebê já pode desenvolver uma assimetria ou ela pode aparecer após o nascimento.
1. Causas intra-útero estão relacionadas com um menor espaço para o bebê dentro da barriga:
- Bebês grandes
- Gravidez de múltiplos (gêmeos, trigêmeos)
- Mãe com quadril estreito
2. Causas após o nascimento estão relacionadas com posições viciosas:
- Prematuridade (bebês que nascem prematuros e precisam passar dias ou semanas internados)
- Torcicolo do bebê (congênito, muscular ou postural)
- Muito tempo em dispositivos de contenção (carrinho, bebê conforto, cadeira reclinável, ninho e outros)
Até quando a cabeça do bebê pode “achatar”?
Se do dia do nascimento até o quinto mês de vida do seu filho não apresentou nenhum achatamento e está com os marcos motores em dia, pode se tranquilizar, pois a partir dessa idade é difícil que ele comece a apresentar alguma assimetria craniana posicional.
Normalmente elas aparecem até os 4 meses de vida, e quando não tratadas, podem continuar piorando caso o bebê apresente uma posição de preferência. Por isso, não espere para ver se vai melhorar sozinho. Assim que identificar, busque ajuda.
O que fazer ao observar algum “achatamento” na cabeça do bebê?
Se você observou alguma preferência de postura ou alterações no formato da cabeça do seu bebê, converse com o pediatra ou neurologista e procure ajuda especializada para que um profissional capacitado possa te auxiliar no diagnóstico e no melhor tratamento para o seu filho.