Como identificar assimetria craniana no bebê
As assimetrias de crânio nos bebês, normalmente são percebidas primeiramente pelos pais. Se você desconfia que o seu filho possui alguma parte da cabeça “amassada”, existem dicas fáceis para identificar melhor.
Como saber se o bebê tem assimetria craniana?
- Molhe os cabelos do bebê e deixe-os bem alinhados com o contorno da cabeça, para que possa visualizar melhor o seu formato, sem que os cabelos atrapalhem. Mesmo para os bebês que possuem pouco cabelo, esse passo é importante.
- Segure o seu bebê de barriga para cima, com uma mão nas costas (segurando o corpo) e outra mão no pescoço (segurando a cabeça).
- Pegue seu celular e tire uma foto do topo da cabeça do bebê, garantindo que ele esteja olhando para cima (uma dica é deixar a pontinha do nariz aparecer na foto, isso facilita reproduzir a imagem e acompanhar a evolução do formato da cabeça do seu filho).
- Tire também uma foto do seu filho de perfil, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito, para poder identificar um possível achatamento da parte posterior da cabeça.
- A última foto a ser tirada é do rosto do seu filho, para observarmos possíveis assimetrias na face.
Pronto!
Com uma foto bem feita, agora você pode observar pelo seu celular e enxergar com mais clareza se há achatamento no crânio na parte posterior, achatamento em um dos lados da testa, desalinhamento das orelhas (uma orelha mais para frente e outra mais para trás), desalinhamento dos olhos e sobrancelhas (um olho menor e mais baixo do que o outro) e desvio da mandíbula.
O que fazer se observar algum desses aspectos?
Se você observou alguma dessas alterações, converse com o pediatra ou neurologista e procure ajuda especializada para que um profissional capacitado possa te auxiliar no diagnóstico e no melhor tratamento para o seu filho.
É possível reverter e tratar uma assimetria craniana?
Sim! É possível, mas para isso o seu filho precisa de uma avaliação individualizada e quanto antes iniciar o tratamento, melhores e mais rápidos são os resultados.
Portanto, se você perceber que o seu filho está começando a ficar com a cabeça “amassada”, não espere! Converse com o seu médico e obtenha assistência o mais rápido possível.